Ecocolor Doppler Transesofágico

O exame consiste em um ecocardiograma através das paredes do esôfago e estômago. Um pequeno tubo flexível, semelhante às sondas utilizadas nas endoscopias digestivas, é introduzido através da boca.

Este exame é indicado quando o eco transtorácico não forneceu toda a informação necessária ao diagnóstico. Como o esôfago e estômago se encontram encostados ao coração, é possível obter imagens de melhor qualidade.

A garganta é anestesiada com um spray de anestésico local. Quando necessário é realizada uma sedação endovenosa leve.

A introdução do tubo não provoca dor nem falta de ar. O desconforto da presença do tubo é aliviado pela anestesia local e a sedação. Após a passagem inicial pela garganta, que dura apenas uns segundos, com o avanço da sonda até ao esôfago, o desconforto diminui.

Na grande maioria dos casos, o exame demora de 15 à 20 minutos.

Se foi utilizada sedação, é natural que sinta sonolência. Deve-se estar acompanhado por alguém habilitado para transportá-lo para casa.

Preparo para o exame: Deve-se estar em jejum nas 6 horas antes do exame. Se estiver medicado com anti-coagulantes orais avise a atendente no momento da marcação que a enfermagem entrará em contato para uma orientação individualizada. O exame é realizado entre 7:30 e 9:00 para facilitar jejum. Deve-se estar acompanhado por alguém habilitado para transportá-lo para casa devido a sedação. Não é permitida a permanência de acompanhante durante o exame, exceto para pacientes menores de idade.